Carísssimos Irmãos e irmãs do Apostolado da Oração!
Comecem "um novo dia" santificando-o com a oração do Oferecimento Diário!
-------------------------
Vamos aprender um pouquinho mais sobre o Oferecimento Diário...
----------------------------
Como posso me oferecer?
+ Rezando o oferecimento de cor ou com suas palavras no início do dia, logo depois de fazer o sinal da cruz.
+ Nesta oração dizer ao Senhor a vontade de fazer tudo durante o dia por Cristo, com Cristo e em Cristo. Mas o mais importante é entregar sua vida ao Sagrado Coração de Jesus da mesma maneira que Ele, pela Eucaristia, entrega-Se diariamente ao Pai.
Por que esse oferecimento é tão importante?
+ Porque com Jesus no coração e por Seu mérito faremos as tarefas menores do dia de forma abençoada por Ele.
Feito o oferecimento de manhã, posso fazer o que quero durante o dia?
Não. Jesus veio fazer a vontade do Pai e não a Sua. Santo Inácio dizia: “Não ser surdo a seu chamamento, mas prontos e diligentes para fazer sua santa vontade” (EE 91).
Como é possível viver esse chamamento?
+ Na oração, manifestar a Deus esse desejo do seu coração.
+ Declarar no Oferecimento diário a determinação de seguir os passos de Jesus.
+ Por último, por sermos frágeis e pecadores, precisamos de ajuda, então devemos colocar nosso coração junto ao Coração Eucarístico de Jesus e de Maria. O resultado depende em parte de nosso esforço, mas principalmente da força que o Espírito Santo nos dá para testemunhar o amor de Deus.
Fazendo nosso oferecimento diário podemos ser missionários?
Sim, pelo oferecimento diário nas intenções do Santo Padre seremos missionários(as), independentemente da profissão que exerçamos.
Então, não é apenas indo para terras estrangeiras que se é missionário?
Muitos(as) missionários(as) partem para missões estrangeiras. Por exemplo, São Francisco Xavier,SJ, partiu para a Ásia. Outros permanecem na sua terra e são missionários(as) na sua comunidade, como Santa Terezinha do Menino Jesus, que, permanecendo no claustro, era missionária, rezando e vivendo seu oferecimento diário que aprendeu como associada do AO. Ela é a patrona da Missões, com São Francisco Xavier, e o querido Papa João Paulo II a declarou também patrona do AO, com São Francisco Xavier.
Quer dizer que os (as) associados(as) do AO podem ser missionários(as) na sua própria diocese ou comunidade?
Sim, nós associados(as) podemos e devemos ser missionários(as) do Coração de Jesus na diocese, na comunidade, na sociedade, na família, sempre e em todas as situações, a partir da reza e da vivência do Oferecimento diário. Começando o dia com a oração do oferecimento, podemos contar com a poderosa força do alto para vivermos a vontade de Deus em tudo o que fazemos durante o dia.
Fonte de Pesquisa: AO e MEJ em Perguntas e Respostas. Págs.:67,68 e 69. - Pe. Otmat Jacob - Edições Loyola.
OBS.: Ainda continuaremos nesse assunto.
OBS.: Ainda continuaremos nesse assunto.
---------------------
-----------------------------------------------
PERGUNTAS E RESPOSTAS
DO SECRETÁRIO NACIONAL DO
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
NO MÊS DE JANEIRO DE 2012
1- Por que nossa associação recebeu o nome de "Apostolado da Oração?"
Porque nosso apostolado se dá a partir da oração. O Pe. Kolvenbach, na época, Coordenador Mundial do AO, escreveu em 2003: "O AO propõe um caminho rumo à santidade a partir do Oferecimento diário". Nosso caminho apostólico, portanto, inicia-se com a oração.
2- O que significa a palavra "apostolado"?
A palavra "apostolado" se refere ao anúncio do Evangelho através de orações, obras, palavras e do bom exemplo, que testemunham no dia a dia tudo o que o Sagrado Coração de Jesus nos revelou. Ele nos enviou assim: "Ide, pois, fazei discípulos meus entre todas as nações" (Mt 28,19).
3- A oração é uma forma de apostolado?
Sim, a oração é uma forma de exercer o apostolado. O Beato Papa João Paulo II falou aos Secretários Nacionais do AO: "A obra do AO há mais de um século tem prestado grandes serviços à Pastoral da Igreja, como instrumento particularmente adaptado e eficaz. O AO que eu conheço e aprecio há muitos anos - continuou ele - quer exaltar o valor apostólico da oração na Igreja" (L'Osservatore Romano, 11/10/1986).
4- Qual é a fundamentação bíblica para essa afirmação?
A fundamentação bíblica se encontra, por exemplo, nesta exortação do Apóstolo São Paulo: "Antes de tudo, que se façam súplicas, orações e petições, com ações de graças, por todos os homens" (1Tm 2,1). Quer dizer que, antes de agir, devemos rezar.
5- Isso significa que os(as) Associados(as do Apostolado da Oração são apóstolos(as)?
Não, se igualarmos o termo ao significado que se dá aos doze escolhidos por Cristo como pedras fundamentais da Igreja. São Paulo se considera Apóstolo como um filho abortivo. Fazendo apostolado, sim, mas o nome mais apropriado é o que os Bispos da América Latina e do Caribe nos conferem no Documento de Aparecida, isto é, "Discípulos-Missionários". Discípulos com ELE; missionários para ELE.
--------------------------------------------
NÃO SABES ORAR? – PÕE-TE NA PRESENÇA DE DEUS, E LOGO QUE COMEÇARES A DIZER: “SENHOR, NÃO SEI FAZER ORAÇÃO!...”,
PODES TER CERTEZA DE QUE COMEÇASTES A FAZÊ-LA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário